segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Audições

A Orquestra de Gaia vai abrir audições para admissão na orquestra. Estas decorrerão no dia 31 de Janeiro de 2009, e incluirão um ensaio tutti e um ensaio de naipe, durante os quais serão avaliados pelos colegas da orquestra, pelo maestro, e mais ao pormenor pelos colegas de naipe.

O local, a hora, e o repertório serão enviados por e-mail, após a resposta a este inquérito.

Alguma dúvida, não hesitem em comunicar através do mail orquestra.gaia@gmail.com, ou por sms para o 926193572.

Bom trabalho a todos.
A direcção da Orquestra de Gaia

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Concerto

Bem vindos ao blog da Orquestra de Gaia! Este blog é temporário, pois tem como objectivo dar a conhecer ao público a nossa orquestra, enquanto não temos disponível o nosso site.

E a melhor forma de começar é anunciar o nosso primeiro concerto, que se realizará no dia 28 de Dezembro de 2008, às 18h, no Cine-Teatro Eduardo Brazão, em Valadares, Vila Nova de Gaia, e que se chamará "Concerto Solstício de Inverno". A orquestra é dirigida pelo maestro Miguel Fernandes. Interpretaremos:

Concerto "Alla Rustica" de Antonio Vivaldi. Conhecido como "a quinta estação", foi escrito em 1729. Vivaldi não escreveu muitos concertos sem solista, mas nestes exibia um contraponto característico e mostrava o que uma orquestra consegue fazer sozinha. Os solistas são Pedro Filipe (violino I), Lígia Sousa (violino II), Margarida Faria (viola). No contínuo, Ivo Costa (teclado) e Pedro Sousa (violoncelo).

Valsas Nobres, de Schubert. Originalmente escrito para piano, em 1827, e pensa-se ter sido mais tarde adaptado para orquestra de cordas por um familiar, versão esta que apresentaremos. São pequenas valsas, surpreendentemente simples para um compositor que foi um grande marco no romantismo profundo, com toda a sua complexidade.

Sinfonia n.º VII, de Mendelssohn. Mendelssohn foi um compositor que desde pequeno começou a compôr. Na verdade, Mendelssohn foi um verdadeiro menino-prodígio, desses que não há muitos em toda a História da Música. Na sua mais jovem adolescência (entre os 12 e os 14 anos), Felix Mendelssohn escreveu doze sinfonias, que eram interpretadas por uma pequena orquestra amadora, de amigos, que ele dirigia.

E como o Natal é um tempo que começa muito antes de 25 de Dezembro e acaba muito depois dessa data, achámos por bem restabelecer o espírito, que depois do dia 25 é muito mais puro, sem as interferências do consumismo. Assim, interpretaremos uma série de canções de natal, conhecidas de todos.

Obrigado,
A Orquestra de Gaia